04/04/2014 - Aumento no preço da energia elétrica em 2015 será maior que o anunciado - Portal PCH

abrapch teto

04/04/2014 - Aumento no preço da energia elétrica em 2015 será maior que o anunciado

Custo da energia subiu por causa da estiagem em 2013 e 2014

O consumidor que já preparava o bolso para o reajuste no valor cobrado pela energia elétrica em 2015 deve refazer os cálculos. Segundo o governo, o aumento deverá ser um pouco maior do que o esperado, em razão do custo da energia que subiu por causa da estiagem em 2013 e 2014. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista no Programa Bom Dia, Ministro.

“Deveremos ter, sim, algum reajuste maior. O custo no Brasil todo subiu por causa do regime de chuvas escassas. [Este prolema] vai passar para o consumidor um pouco do aumento da energia elétrica em 2015”, disse. Disse porém que o governo federal está minimizando o problema ao transferir R$ 4 bilhões para compensar parte do aumento do reajuste, na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

“O reajuste irá ocorrer, mas será um pouquinho maior, mas não será tão maior. Não vai incorporar todo aumento que seria devido porque o governo federal está, digamos, compartilhando o aumento de custo com o consumidor”, disse.

Sobre o impacto desse reajuste e dos demais aumentos na inflação e sobre a elevação da carga tributária, Mantega disse que o governo tem, na verdade, diminuído impostos. Segundo ele, pontualmente alguns tributos sobem, mas a maioria foi reduzida. “O consumidor, hoje, paga menos impostos. Na cesta básica, por exemplo o consumidor paga muito menos imposto do que pagava no passado. É claro que isso não impede que em alguns momentos o preço dos produtos subam por causa da sazonalidade [eventos típicos em determinados períodos do ano, como o período de seca]”.

Fonte: RIC Mais